COI oficializa Skate nas Olimpíadas de Tokyo


Em votação unânime, o skate foi incluído no programa olímpico. Skate, surf, escalada, beisebol/softball e karatê serão cinco das 33 modalidades que estarão nas Olimpíadas de Tokyo em 2020.

A confirmação aconteceu após assembleia nessa tarde, no Rio de Janeiro, onde está acontecendo um congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Com a oficialização, muitas novidades serão confirmadas em breve. Por enquanto, as informações apontam que haverão 80 skatistas para disputar provas de Skate Park e Skate Street, masculinas e femininas. Diversos skatistas influentes participaram e estão envolvidos com o processo para assegurar que as Olimpíadas se adequem ao skate, como sempre foi exigido pelos skatistas.

Um dos grandes interesses do COI em incluir o skate é recuperar a audiência entre os jovens. “Os skatistas têm grande presença na mídia digital e influenciam milhões de seguidores na mídia social“, afirma o relatório da entidade.
O processo seletivo para inclusão de novas modalidades nos jogos contava com 26 esportes. Apesar de serem confirmados para 2020, nada garante que as modalidades sigam definitivamente nos jogos futuros.
Segundo pesquisa do Datafolha realizada em 2015, existem mais de 8,5 milhões de skatistas no Brasil. Com o skate sendo reconhecido como esporte olímpico, existe a expectativa que a estrutura melhore.
Os skatistas nunca foram a favor de Olimpíadas, pelo fato de ter o uniformezinho, de ter todo jeito de julgamento dela, que precisa ser muito certo. O skate é um esporte muito subjetivo. É todo um negócio que não encaixa muito no skate. Mas eu acho que, se vier pra ajudar o skate, a gente tem que ver da melhor forma possível. Construir pistas, fazer o Governo investir do jeito certo no skate. Esse vai ser o ganho do skate nas Olimpíadas. Pistas novas, a galera podendo viver do esporte, coisa que no Brasil é difícil. Então, se a gente puder usar as Olimpíadas a favor do skate, vai ser demais. 
Imagina a gente ter uma pista de skate nova em cada bairro. Olimpíadas são de quatro em quatro anos; o que a gente não vai poder usufruir do skate nesses quatro anos com as pistas que vão ter? Então a gente vai tentar usar isso da melhor forma possível“, comenta Rony Gomes.

O Park será uma das modalidades confirmadas para as Olimpíadas de Tokyo. Yndiara Asp, frontside smithgrind. (Cortesia Vans/Anthony Acosta)


O formato da Street League será o modelo do Street nas Olimpíadas de 2020. Tiago Lemos, frontside nollie switch k-grind. (Divulgação/Crawford)

CREDITOS: TRIBOSKATE

ADM Higgor.S 


Comentários

Anterior Proxima Página inicial
Astucia Skateboard © Copyright 2015 Editado Por Higgor.S [ Zezinho ] ADM. Tecnologia Do Blogger.